ARGUMENTO

 

COMPLEMENTOS PARA ARGUMENTO

 



O FOCO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL

Reconhecidos pelos artigos 215 e 216 da Constituição Federal de 1988, os bens culturais de natureza imaterial constituem uma dimensão essencial de nossa memória. O seu reconhecimento e preservação são, portando, elementos fundamentais na formação de nossa cidadania. 


As manifestações simbólicas e subjetivas vivenciadas em nosso ambiente social são capazes de traduzir praticas culturais coletivas, de sabedoria popular, ofícios e modos de fazer, assim como ritualizações e celebrações e distintas formas de expressão artística. 

 

Todo esse patrimônio imaterial precisa ser transmitido de geração a geração, e necessita de mecanismos que consigam garantir um sentimento de continuidade, capaz de estimular e promover a diversidade cultural e a criatividade humana. 



 

O RETRATO/DOCUMENTO VIVO 

Interpretado como um arquivo vivo, os depoimentos em vídeo de um grupo heterogêneo de idosos de Araguaia, todos com vínculos familiares e/ou sociais com a imigração europeia, ocorrida no final do século XIX e início do século XX na região, possibilita uma vasta documentação de tradição oral, com narrativas pessoais, causos e situações coletivas e comunitárias, e ilustrações de memória afetiva e ancestral. 


Cada um dos idosos será entrevistado individualmente, a partir de um roteiro elaborado com foco na estrutura narrativa do documentário. Esses depoimentos devem ser identificados como parte de nossa memória viva, e que necessitam ser preservados em meio físico duradouro, para que não se percam no tempo, e possam ser transmitidos às futuras gerações. 

Neste sentido, os fragmentos mais relevantes da entrevista com cada personagem idoso, serviram como conexão narrativa, contraponto e/ou foco de motivação, e motivador de reflexão ao longo do documentário. 

Além disso, as entrevistas também serão editadas individualmente, com uma versão integral do depoimento de cada um dos idosos selecionados para o projeto. A ideia é que essa entrevista sirva de documento/retrato vivo da memória desse personagem real de Araguaia.   

 

 

GASTRONOMIA E AS RECEITAS DA NONA

O fogão à lenha faz parte de nossa memória coletiva, e com ele o ambiente acolhedor da mesa, em torno da qual a família e a comunidade congregam suas vivencias mais intimas. Estimulado pelo imaginário do COZINHEIRO DO PAPA, o ambiente gastronômico pode ser um forte elemento de conexão narrativa do documentário. 

A memória ancestral de uma antiga receita, a descrição de um sabor ou aroma à mesa, a preparação de um prato típico, ou as enormes panelas de antepasto para a celebração de uma grande refeição para a comunidade, são alguns dos vínculos possíveis entre gastronomia, tradição e história.


Falar dos sabores e paladares da comunidade italiana da região de Araguaya, é falar da magia que sobrevive em torno de Pietro, seja como aprendiz na cozinha do Vaticano, assim em seus gestos de amor, ensinando sua mulher Brígida a verdadeira polenta italiana, a crocância do cruste, a zuppa e o minestrone, ou o molho pomodoro, resistindo por horas no fogão à lenha, para adornar o antepasto de massa fresca.

Portanto, podemos afirmar que o viés gastronômico de o COZINHEIRO DO PAPA servirá de conexão entre o passado e o presente, como voz de expressão dos personagens que compõem a estrutura narrativa do documentário.  


 


ENCONTRO DA CULTURA ITALIANA

A intenção de incluir no documentário a realização anual deste evento, montado no entorno da Estação de Ferro do Distrito de Araguaya, pretende revelar a importância da transmissão de valores culturais, como foco de resistência espontânea, frente à ameaça real de massificação. 

 

O Encontro da Cultura Italiana de Araguaya  é uma nítida manifestação popular da cultura italiana na região. Além de preservar tradições, o encontro celebra a comunhão de valores coletivos, em torno da memória dos primeiros colonizadores, e da importância de manter viva a representação cultural em torno de sua ancestralidade.

 

Os torneios de bocha e de cinquilho, a Picada do Nonno, saindo da Igreja de São Marcos rumo ao monte, as apresentações de corais e grupos musicais, o Desfile dei Bambini e das Famílias Italianas de Araguaya, e a evolução de grupos folclóricos, com suas indumentárias tradicionais e coreografias ao ritmo de músicas típicas, formam um painel de imagens com grande poder afetivo e simbólico. E como não poderia deixar de ser, tudo acompanhado com bom vinho e boa comida típica.

 

 

DOCUMENTAÇÃO ICONOGRAFICA E OBJETOS NARRATIVOS

O suporte gráfico/documental é um elemento que sempre desperta muito interesse em um documentário. O vasto material que compõe os acervos do Centro Cultural Ezequiel Ronchi e do Museu Casa Rosa, assim como do prédio do Museu da Estação, pode servir de suporte para diferentes níveis de compreensão da história da imigração na região de Araguaia.  Um vasto acervo de objetos, mobiliários, documentos e fotografias, é uma fonte de grande valor historiográfico para ilustrar a reconstituição de época, em 0forma de ficção dramatizada, da vida e do entorno natural, social e familiar de Pietro Tononi. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário