COMPLEMENTOS PARA ARGUMENTO
O FOCO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL
Reconhecidos pelos artigos 215 e 216 da Constituição Federal de 1988, os bens culturais de natureza imaterial constituem uma dimensão essencial de nossa memória. O seu reconhecimento e preservação são, portando, elementos fundamentais na formação de nossa cidadania.
As
manifestações simbólicas e subjetivas vivenciadas em nosso ambiente social são
capazes de traduzir praticas culturais coletivas, de sabedoria popular, ofícios
e modos de fazer, assim como ritualizações e celebrações e distintas formas de expressão
artística.
Todo esse patrimônio
imaterial precisa ser transmitido de geração a geração, e necessita de
mecanismos que consigam garantir um sentimento de continuidade, capaz de
estimular e promover a diversidade cultural e a criatividade humana.
O RETRATO/DOCUMENTO VIVO
Interpretado como um
arquivo vivo, os depoimentos em vídeo de um grupo heterogêneo de idosos de
Araguaia, todos com vínculos familiares e/ou sociais com a imigração europeia,
ocorrida no final do século XIX e início do século XX na região, possibilita
uma vasta documentação de tradição oral, com narrativas pessoais, causos e
situações coletivas e comunitárias, e ilustrações de memória afetiva e
ancestral.
Cada um dos idosos será
entrevistado individualmente, a partir de um roteiro elaborado com foco na
estrutura narrativa do documentário. Esses depoimentos devem ser identificados
como parte de nossa memória viva, e que necessitam ser preservados em meio
físico duradouro, para que não se percam no tempo, e possam ser transmitidos às
futuras gerações.
Neste sentido, os
fragmentos mais relevantes da entrevista com cada personagem idoso, serviram
como conexão narrativa, contraponto e/ou foco de motivação, e motivador de
reflexão ao longo do documentário.
Além disso, as entrevistas
também serão editadas individualmente, com uma versão integral do depoimento de
cada um dos idosos selecionados para o projeto. A ideia é que essa entrevista
sirva de documento/retrato vivo da memória desse personagem real de Araguaia.
GASTRONOMIA E AS RECEITAS DA NONA
O fogão à lenha faz parte
de nossa memória coletiva, e com ele o ambiente acolhedor da mesa, em torno da
qual a família e a comunidade congregam suas vivencias mais intimas. Estimulado
pelo imaginário do COZINHEIRO DO PAPA, o ambiente gastronômico pode ser um
forte elemento de conexão narrativa do documentário.
A memória ancestral de uma
antiga receita, a descrição de um sabor ou aroma à mesa, a preparação de um
prato típico, ou as enormes panelas de antepasto para a celebração de uma
grande refeição para a comunidade, são alguns dos vínculos possíveis entre
gastronomia, tradição e história.
Falar dos sabores e paladares da comunidade italiana da
região de Araguaya, é falar da magia que sobrevive em torno de Pietro, seja
como aprendiz na cozinha do Vaticano, assim em seus gestos de amor, ensinando
sua mulher Brígida a verdadeira polenta italiana, a crocância do cruste, a
zuppa e o minestrone, ou o molho pomodoro, resistindo por horas no fogão à
lenha, para adornar o antepasto de massa fresca.
Portanto, podemos afirmar que o viés gastronômico de o
COZINHEIRO DO PAPA servirá de conexão entre o passado e o presente, como voz de
expressão dos personagens que compõem a estrutura narrativa do documentário.
ENCONTRO DA
CULTURA ITALIANA
A intenção
de incluir no documentário a realização anual deste evento, montado no entorno
da Estação de Ferro do Distrito de Araguaya, pretende revelar a importância da
transmissão de valores culturais, como foco de resistência espontânea, frente à
ameaça real de massificação.
O Encontro
da Cultura Italiana de Araguaya é uma
nítida manifestação popular da cultura italiana na região. Além de preservar
tradições, o encontro celebra a comunhão de valores coletivos, em torno da
memória dos primeiros colonizadores, e da importância de manter viva a
representação cultural em torno de sua ancestralidade.
Os
torneios de bocha e de cinquilho, a Picada do Nonno, saindo da Igreja de São
Marcos rumo ao monte, as apresentações de corais e grupos musicais, o Desfile
dei Bambini e das Famílias Italianas de Araguaya, e a evolução de grupos
folclóricos, com suas indumentárias tradicionais e coreografias ao ritmo de
músicas típicas, formam um painel de imagens com grande poder afetivo e
simbólico. E como não poderia deixar de ser, tudo acompanhado com bom vinho e
boa comida típica.
DOCUMENTAÇÃO ICONOGRAFICA E OBJETOS NARRATIVOS
O suporte
gráfico/documental é um elemento que sempre desperta muito interesse em um
documentário. O vasto material que compõe os acervos do Centro Cultural
Ezequiel Ronchi e do Museu Casa Rosa, assim como do prédio do Museu da Estação,
pode servir de suporte para diferentes níveis de compreensão da história da
imigração na região de Araguaia. Um
vasto acervo de objetos, mobiliários, documentos e fotografias, é uma fonte de
grande valor historiográfico para ilustrar a reconstituição de época, em 0forma
de ficção dramatizada, da vida e do entorno natural, social e familiar de
Pietro Tononi.
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