PAISAGENS

 

PAISAGEM VISUAL

A arquitetura emblemática da Estação Ferroviária de Araguaya, os prédios do Museu Casa Rosa e do Centro Cultural Ronchi, as igrejas de Santo André, de São José de Iriritimirim, de São Martinho e de Santo Antônio de Araguaia, além do cemitério da cidade, estão entre algumas das possibilidades a serem utilizadas como paisagens visuais do documentário. 

A reconstrução épica da colonização italiana na região, também terá como cenário seu entorno natural, com seus trechos de mata Atlântica e campos de plantio, seus vales, montanhas e montes, caminhos e trilhas de terra, as corredeiras do rio Benevente, ou a Cachoeira de Matilde. Nestes ambientes naturais, veremos algumas das reconstituições ficcionais da vida de Pietro Tonino  à frente dos acampamentos de obra da ferrovia, construindo sua casa na árvore, em travessias de rio à cavalo em busca de suprimentos, ou nos momentos contemplativos de Pietro, hipnotizado pela visão divina da maior queda d’água do Espírito Santo.

Um detalhamento mais aprofundado de localizações deverá ser realizado, durante a fase de pesquisa e detalhamento de roteiro, para identificar mais paisagens alternativas, ao redor de Araguaia.

 



PAISAGEM SONORA

No que se refere às paisagens sonoras do documentário, um estudo das referências musicais do processo de imigração, do folclore e das manifestações populares, assim como de elementos sonoros vinculados à cultura local, deverá compor uma representação subjetiva das tradições e costumes da colonização italiana.

Também serão contempladas Ilustrações sonoras envolvendo música sacra, como referências ao ambiente religioso sempre presente na vida de Pietro Tononi, assim como clássicos italianos de Giuseppe Verdi, Vincenzo Bellini, Nicolo Vito Piccinni, contribuindo para a construção do ambiente épico vivido pelos primeiros desbravadores italianos,  em Matilde e Araguaya.

A assinatura da trilha musical original ficará a cargo de José Eduardo Costa Silva, consagrado pela originalidade de suas composições, que oscilam entre instrumentais com alaúde e a viola medieval, e a experimentação musical, que o destacam como uma dos maiores expoentes da música capixaba para teatro e cinema. 

 


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