PAISAGEM VISUAL
A arquitetura emblemática
da Estação Ferroviária de Araguaya, os prédios do Museu Casa Rosa e do Centro
Cultural Ronchi, as igrejas de Santo André, de São José de Iriritimirim,
de São Martinho e de Santo Antônio de Araguaia, além do cemitério da cidade,
estão entre algumas das possibilidades a serem utilizadas como paisagens
visuais do documentário.
A reconstrução épica da
colonização italiana na região, também terá como cenário seu entorno natural, com
seus trechos de mata Atlântica e campos de plantio, seus vales, montanhas e montes,
caminhos e trilhas de terra, as corredeiras do rio Benevente, ou a Cachoeira de
Matilde. Nestes ambientes naturais, veremos algumas das reconstituições ficcionais
da vida de Pietro Tonino à frente dos
acampamentos de obra da ferrovia, construindo sua casa na árvore, em travessias
de rio à cavalo em busca de suprimentos, ou nos momentos contemplativos de Pietro,
hipnotizado pela visão divina da maior queda d’água do Espírito Santo.
Um detalhamento mais aprofundado de localizações deverá
ser realizado, durante a fase de pesquisa e detalhamento de roteiro, para
identificar mais paisagens alternativas, ao redor de Araguaia.
PAISAGEM SONORA
No que se refere às
paisagens sonoras do documentário, um estudo das referências musicais do
processo de imigração, do folclore e das manifestações populares, assim como de
elementos sonoros vinculados à cultura local, deverá compor uma representação
subjetiva das tradições e costumes da colonização italiana.
Também serão contempladas Ilustrações
sonoras envolvendo música sacra, como referências ao ambiente religioso sempre
presente na vida de Pietro Tononi, assim como clássicos italianos de Giuseppe
Verdi, Vincenzo Bellini, Nicolo Vito Piccinni, contribuindo para a
construção do ambiente épico vivido pelos primeiros desbravadores
italianos, em Matilde e Araguaya.
A assinatura da trilha musical original ficará a cargo de
José Eduardo Costa Silva, consagrado pela originalidade de suas composições,
que oscilam entre instrumentais com alaúde e a viola medieval, e a
experimentação musical, que o destacam como uma dos maiores expoentes da música
capixaba para teatro e cinema.
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